Como funciona o exame de fundo de olho?
- admsemooftalmologi
- 5 de mai.
- 1 min de leitura

O exame de fundo de olho, também conhecido como fundoscopia ou mapeamento de retina, é um procedimento simples e indolor que permite ao oftalmologista observar a parte interna do olho, especialmente a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Ele é fundamental para diagnosticar uma série de condições oculares e sistêmicas, muitas vezes antes mesmo do aparecimento de sintomas.
Para realizar o exame, geralmente é necessário dilatar a pupila com colírios específicos, o que amplia o campo de visão do especialista dentro do olho. Com o auxílio de um aparelho chamado oftalmoscópio, o médico consegue visualizar detalhes importantes que podem indicar problemas como retinopatia diabética, hipertensão ocular, degenerações da retina, descolamento ou sinais iniciais de glaucoma.
Esse exame é indicado não só para quem tem sintomas visuais, mas também como parte da rotina de acompanhamento de quem tem doenças como diabetes e hipertensão. Se você nunca fez ou está há muito tempo sem esse exame, converse com seu oftalmologista e mantenha seus cuidados em dia. Prevenção também passa pela retina.
-
Agende sua consulta e cuide da sua visão!
📍Paralela - Hangar Business
📞(71) 3901-0812 / 0813
📍Pituba Parque Center - Av. ACM
📞 (71) 3354-6900 / 6901 / 99242-8723





